Avaliação do Usuário

Star activeStar activeStar activeStar activeStar active

Avaliação do Usuário

Star activeStar activeStar activeStar activeStar active

Avaliação do Usuário

Star activeStar activeStar activeStar activeStar active

APRENDER A CONVIVER

Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser, constituem os quatro pilares da educação para o século XXI, segundo o Relatório Delors.

O CONFLITO

No âmbito educacional há uma multiplicidade de relações entre alunos, professores, funcionários, coordenação, direção, famílias e comunidade, constituindo uma rede relacional muito rica e complexa. É neste contexto que surgem os conflitos, que “entendemos como uma divergência de interesses entre duas ou mais pessoas sobre um tema, um interesse ou um bem, onde se acredita que as aspirações de cada um não podem ser atendidas simultaneamente e que percebam seus objetivos como incompatíveis”.

                                                        
JUSTIÇA RESTAURATIVA

“Justiça Restaurativa é um processo pelo qual todas as partes ligadas a uma ofensa em particular, se reúnem para resolver coletivamente como lidar com as consequências da ofensa e suas implicações para o futuro”.
Tony Marshall-1996

  A VIOLÊNCIA

A violência é hoje a principal preocupação dos brasileiros; ela se manifesta na sociedade e, portanto, em suas instituições como, por exemplo, nas escolas; e as abordagens punitivas usadas para lidar com ela não têm funcionado.

COMPARAÇÃO

DA PUNIÇÃO À RESPONSABILIZAÇÃO

A punição não provoca necessariamente a reflexão sobre as causas que estão na raiz do conflito. O importante é comprometer a todos os envolvidos, e chegar a um plano de ação factível, que respeite os indivíduos e suas necessidades. O diálogo que deveria estar presente na ação educativa e que raramente ocorre em sala de aula, ocorre nos procedimentos estabelecidos nos Encontros Restaurativos. Tais procedimentos garantem que todos possam ser ouvidos igualmente, sem julgamentos prévios e definições de quem está certo ou errado. Todos são implicados e se responsabilizam por ser parte da solução.

Não. Por meio dos procedimentos restaurativos, quem praticou o ato de desrespeito / violência deve assumir a responsabilidade pelo acontecido e fazer algo que, aos olhos de quem foi ofendido/afetado, compense o dano sofrido.

ABAIXO O CONTEÚDO COMPLETO SOBRE O ASSUNTO

  

VÍDEO SOBRE O ASSUNTO - COM DEPOIMENTOS DOS ENVOLVIDOS
 

Avaliação do Usuário

Star activeStar activeStar activeStar activeStar inactive
 

Isso  é fato, à muito tempo nossas crianças utilizam dos mais variados recursos tecnológicos.

É celular, é notebook, é tablet, é videogame, enfim tudo que é tecnologia nossas crianças vibram, "enchem os olhos' de satisfação, e quando vão para escola também vislumbram e enchem os olhos de pó de giz.

Algo está errado nessa relação aluno-escola. 

Por um lado nós temos alunos reclamando que as aulas estão chatas e que não tem vontade de ee