Transformação de km/h para m/s (SI)

Para transformar Km/h para m/s , basta dividir por 3,6.

Para transformar m/s para Km/h , basta multiplicar por 3,6.

Exemplos:

a) Transformando km/h para m/s

72 km/h = 72:3,6 = 20 m/s

b) Transformando m/s pra km/h

40 m/s = 40 . 3,6 = 144 km/h

Exercícios

1. O velocímetro de um carro indica 72 km/h. Expresse a velocidade deste carro em m/s.

2. Uma velocidade de 36 km/h corresponde a quantos metros por segundo? E 15 m/s correspondem a quantos quilômetros por hora?

SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES

Imagine uma sala revestida de lajotas, como se ilustra abaixo, à esquerda. Tomando a lajota como unidade de área e contando o número delas, teremos a medida da superfície da sala: 30 lajotas de área. A mesma sala, entretanto, poderia estar revestida com outro tipo de lajota, como se ilustra abaixo, à direita. Para essa nova lajota como unidade de área a medida de superfície para a mesma sala será: 15 lajotas de área.

A medida de uma mesma grandeza física (no caso, uma área) deu lugar a duas leituras distintas devido ao fato de havermos utilizado duas diferentes unidades de medida (dois tipos de lajotas). Esse exemplo põe de manifesto a necessidade de se estabelecer uma única unidade de medida para uma dada grandeza física, de modo que a informação seja compreendida por todas as pessoas. Esse é o espírito do Sistema Internacional de Unidades, obrigatório no Brasil e na maioria dos países do mundo. Infelizmente alguns países, como o Estados Unidos da América do Norte, ainda não aderiram completamente a tal Sistema.

{itpshare}