3)

Substâncias e materiais Processos e fenômenos Máquinas, aparelhos esistemas naturais
água calor geladeira
ar atrito freezer
ar martelada bomba h
Alcool ebulição chuveiro

Página 5

1) O que significa Calor?

O calor é a energia em trânsito que flui de uma parte de um sistema paraoutro, ou de um sistema para outro, em virtude da diferença detemperatura, ou seja, energia passando de um corpo com maiortemperatura, para outro corpo com temperatura menor.

2) O que significa Temperatura?

Medida da energia cinética molecular média de um corpo, ou seja, umamedida da agitação média das moléculas de um corpo.

3) O que a Física Térmica estuda ?

Estuda o calor, a temperatura, a dilatação térmica, ou seja, fenômenos,conceitos, sistemas e processos relacionados com o calor.

 

Temperatura e calor são dois conceitos bastante diferentes e que muitas pessoas acreditam ser a mesma coisa. No entanto, o entendimento desses dois conceitos se faz necessário para o estudo da termologia. Também chamada de termofísica, a termologia é um ramo da física que estuda as relações de troca de calor e manifestações de qualquer tipo de energia que é capaz de produzir aquecimento, resfriamento ou mudanças de estado físico dos corpos, quando esses ganham ou cedem calor.

Temperatura

Temperatura é a grandeza física associada ao estado de movimento ou à agitação das partículas que compõem os corpos. No cotidiano é muito comum as pessoas medirem o grau de agitação dessas partículas através da sensação de quente ou frio que se sente ao tocar outro corpo. No entanto não podemos confiar na sensação térmica. Para isso existem os termômetros, que são graduados para medir a temperatura dos corpos.

Calor

É muito comum ver pessoas falando que estão com calor, no entanto, fisicamente falando, essa fala está errada. Calor é definido como sendo energia térmica em trânsito e que flui de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura existente entre eles, sempre do corpo mais quente para o corpo mais frio.